quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O professor como pesquisador

Todo professor deve ser, necessariamente, um pesquisador; mas, nem todo pesquisador tem vocação para professor. Todo professor deve pesquisar o processo ensino-aprendizagem e a condição humana ao longo da História. O ponto de partida é o reconhecimento da singularidade de cada ser humano e, ao mesmo tempo, o fato de que cada ser humano é um importante elo da rede social.

A Humanidade é o corpo, e cada ser humano um membro desse corpo. Disso o professor deve estar consciente. O potencial de cada ser humano, sendo único, precisa ser realizado como parte do potencial da Humanidade. Por menor que seja, cada potencial realizado contribui para a Humanidade realizada. Disso o professor não pode se esquecer.

A psicologia, nas suas versões humanista, psicanalítica e comportametalista, deve ser estudada com cuidado pelo professor. Comenius, John Dewey, Vigostky e Paulo Freire, entre outros, devem ser consultados para se compreender o processo ensino-aprendizagem. Mas, é fundamental que se estude o método científico segundo Descartes, Galileu Galilei, Newton e Einstein.

Igualmente, deve-se estudar a aplicação do método científico nos procesos produtivos. O taylorismo, o fordismo e o toyotismo complementam o quadro para compreender a importância da aplicação do método cientifico nos sistemas produtivos em geral. Contudo, é preciso estar atento à possibilidade sempre real de que esse método, adaptado, possa ter grande utilidade na compreensão do processo de ensino-aprendizagem.

É preciso, ainda, buscar apoio na filosofia, começando por Sócrates, Platão e Aristóteles. A ética, em especial, precisa ser compreendida para que faça parte da formação do homem integral. A ética cristã, assim como a sua visão na Grécia e na Roma antigas precisam ser revisitadas.

Enfim, o papel do professor como formador exige que ele seja um pesquisador das condições de existência do homem na História. A sala de aula é o seu laboratório; mas,o aluno não é uma cobaia. Dai a necessidade de domínio do estado da arte da dinâmica do conhecimento - método científico humanizado -.

2 comentários:

  1. Gostei! Mas e quanto à psicologia cognitiva, à neurolinguística e à teoria da evolução? São chave fundamental pro entendimento do pensamento e das emoções humanas... porém são assuntos ignorados pela maioria dos professores.

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  2. Blog de um amigo, creio que o professor vá gostar:

    http://danielgontijo.blogspot.com/

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